QUEM SOU EU, DEUS? EU SOU TUA!

Minha foto
Rio de Janeiro (RJ), contato: (21), Brazil
ANDREA VIEIRA BALTHAZAR

sábado, abril 19

resumo sobre os HICSOS





Apresentação na FAECAD

Nosso trabalho sobre os Hicsos na aula de Geografia Bíblica foi show! Valeu, Michel, Néo, vocês dominaram o assunto!! História é tudo de bom!! Fiz um resumo do resumo da pesquisa:

Os mestres do futuro e põe futuro nisso...

Os Hicsos foram os Hebreus?

Os Hicsos foram um povo
asiático, provavelmente semita ou indo-árico que invadiu o Delta do Nilo, iniciando o segundo período intermediário do Antigo Egito.
O termo grego Hicsos deriva do egípcio Hik-khoswet, e significa "governantes de países estrangeiros".
Flávio Josefo, historiador judeu do Século I a.C., preferiu verter por "pastores cativos", em vez de "reis pastores". O único relato pormenorizado sobre os Hicsos em qualquer antigo escritor é uma passagem não fidedigna duma obra perdida de Maneton (sacerdote egípcio e historiador do Século III a.C.), citada por Flávio Josefo em sua réplica a Apião. É interessante que Josefo, afirmando citar Máneto palavra por palavra, apresenta o relato de Máneto como associando os Hicsos directamente com os israelitas. Muitos comentadores bíblicos situam a entrada de José no Egito, a sua ascenção a segundo governante do Egito ou Vizir, a entrada de Jacó e sua família, no "Período dos Hicsos", no Segundo Período Intermediário. O livro bíblico de Génesis mostra que o Egito era bem receptivo aos estrangeiros desde do tempo do nómada Abraão. Mas é bem possível que o relato de Máneto sobre os Hicsos, seja a versão egípcia oficial dos sacerdotes no esforço de justificar a permanência do povo israelita no Egito durante os aproximados 400 anos e no destaque que José e Moisés obtiveram (José, como Vizir, e Moisés, como um principe da Casa Real).


Razões para a invasão



As principais razões que atraíram os Hicsos foram:


1- Escassez de alimentos na Ásia Ocidental, enquanto no Egipto abundava alimentos;
2- A desordem resultante da presença de estrangeiros e a falta de coesão;
3- O atraso técnico e militar do Egipto em comparação com alguns povos asiáticos; os exércitos egípcios eram formados essencialmente pela infantaria a pé. Como não dispunham de cavalos e não usavam carros de combate puxados a cavalo (pois, a roda não era "muito útil" no deserto), seriam um presa fácil para qualquer exército que tivesse cavalaria.


O período da ocupação Hicsa trouxe algumas vantagens para o Egito:


1. Vulgarizaram o uso do bronze até então raramente empregado no país;
2. Substituíram da liga de bronze importada, pela de cobre-arsênico;
3. Introduziram a roda de oleiro aperfeiçoada;
4. O tear vertical;
5. O boi indiano (Zebu), mais resistente que o boi egípcio;
6. Novas culturas de hortaliças e frutas até então desconhecidas no Egipto;
7. Uso do cavalo e o carro de guerra;
8. A roda mais leve de arcos composto;
9. Novas formas de cimitarras - sabre oriental de lâmina curva;
10. Novas armas e táticas militares;
11. Forma de dançar mudou em relação aos períodos anteriores.


Conheço a história de um povo que ao entrar e se estabelecer no Egito cresceu tanto que o governo egípcio sentindo-se ameaçado impôs o seu domínio sobre eles que acabou os “escravizando”... Sim, os Hicsos devem ser os Hebreus! Certo? Não podemos confirmar nem recusar completamente esta hipótese. É sim bastante plausível que os Hicsos tenham sido Hebreus que, por volta do início do século XVIII a.C. invadiram o Delta oriental do Egito em busca de terras melhores do que as suas. Como se sabe, a região que hoje corresponde a Israel e à Cisjordânia nem sempre foi habitada por Hebreus.


Percebemos durante a pesquisa que alguns historiadores, tentam a todo custo desassociar os hicsos dos hebreus, com o único interesse de não darem crédito as Escrituras Sagradas. Nós Cristãos não estamos interessados em buscar provas para veracidade da Bíblia, pois não precisamos nos convencer daquilo que por fé acreditamos.
José e Moisés são até hoje a “pedra no sapato” da história Egípcia. Por isso, o interesse dos historiadores em provarem que eles são apenas personagens fictícios de uma crença.

Nenhum comentário:

SHALOM ADONAI !!!


SEJA BEM VINDO! NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR UM COMENTÁRIO E UM CONTATO. DEUS TE ABENÇOE!!



ORAR É FALAR COM DEUS

ORAR É FALAR COM DEUS
Você já falou com Deus hoje? Ele está com seus ouvidos inclinados para ouvir seu clamor."Clama a Mim e responder-te-ei, anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes ..." O que você está esperando?